Pesquisa de campo sobre sustentabilidade
Essa pesquisa foi feita com intuito de descobrir os hábitos, ideias, conceitos e paradigmas do descarte de lixo dos alunos, professores e funcionários da PUC-Rio. A partir desta, identificiar as barreiras e pontos de interesse para elaboração de um plano de comunicação para a Coleta Seletiva, que está em seu estágio inicial de implantação na PUC-Rio.
A pesquisa pretende também desvendar as motivações de hábitos dos alunos e professores quanto ao descarte de seu lixo. Para, desta forma, combatermos o fenômeno de atitudes anti-higienicas e/ou pouco sustentáveis.
A preocupacão com o espaço público, e a relação que alunos, professores e funcionários tem com o mesmo são problemáticas que esta pesquisa pretende desvendar.
Nesta p esquisa estão inclusas também, perguntas sobre a TV-Pixel e o Portal PUC-Rio Digital, com o objetivo de descobrir se os frequentadores da faculdade tem conhecimento, e como classificam seus serviços.
- Como foi realizada:
Esta pesquisa se utilizou do método desciritivo quatitativo, com amostra probabilística, aleatória simples. Em um universo de alunos, professores e funcionários da PUC-Rio.
Este metódo foi escolhido por se mostrar mais adequado, levando em consideração a sensibilidade do assunto, que trata sobre hábitos de higiene pessoal. O que é passível de gerar situações embaraçosas, por ser um tema difícil de ser discutido abertamente.
A amostra conta com uma margem de erro de cinco porcento (5%), e um nível de confiança de noventa e cinco porcento (95%).
- Resultados da pesquisa:
Os questionários foram aplicados dentro do Campus da Universidade, e através deles obtivemos os seguintes resultados:
Funcionários
Apenas 1 dentre os 3 funcionários entrevistados age diferente, com relação à limpeza, comparando quando está em casa e quando está na rua.
Apenas 1 dentre os 3 funcionários considerou todos os ambientes da PUC limpos.
Todos os 3 funcionários sabem o que é Coleta