A ludicidade no ensino das frações
Verifica-se que nos dias atuais os alunos continuam apresentando grandes dificuldades na compreensão e no uso do conceito de fração, assim como nas operações com frações. Com o objetivo de contribuir com algum método que auxilie na superação dessas dificuldades e introduzi-los num processo de aprendizagem deste conceito, procurou-se expor esse tema de forma concisa, porém, clara, definindo e caracterizando as frações de forma a abordar seu ensino através de uma proposta metodológica que possibilite a compreensão pelos alunos através de materiais concretos e atividades lúdicas que possam contribuir para uma melhor assimilação do conteúdo, com um aprendizado eficaz e duradouro. Palavras-chave: Frações, matemática, ensino, compreensão, ludicidade.
1- INTRODUÇÃO O primeiro contato da criança com os números se dá na mais tenra idade através de sua idade, quando ela começa a representá-la com os dedinhos, também, através do número de sua casa, do seu telefone ou do canal de televisão. Porém, este primeiro contato se dá com os números naturais, 0, 1, 2, 3, 4,....., fazendo-a compreender facilmente este conceito de representação numérica. No entanto, ao deparar-se com os números racionais, ela encontra enorme dificuldade em compreender tal grandeza, pois, o conceito de número racional não lhe é natural, este conceito é uma das mais importantes concepções da matemática, no entanto as crianças somente começam a compreendê-lo a partir das perspectivas práticas e psicológicas, vivencia ndo experiências.
O aprender a lidar com frações nas séries iniciais é tão importante para a criança quanto qualquer outro tipo de aprendizagem matemática, uma vez que este conhecimento a acompanhará para o resto da vida, e estará presente em todo o conteúdo matemático a ser aprendido, além de participar de forma efetiva em seu cotidiano. A cada dia que passa as escolas de ensino fundamental vêm exigindo menos de seus alunos quanto ao ensino do cálculo com