O lúdico como metodologia do ensino de matemática
Clarice da Rosa Novaski
Vanessa Machado – Professora Tutora Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática MAD0017 – Prática do Módulo II
25/01/2011
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática lúdica no ensino de Matemática. Este estudo visa mostrar que o lúdico proporciona uma nova maneira de aprender, e se desenvolver, construindo conceitos de forma interessante, envolvente, de modo que o aluno seja instigado a aprender participando, vivenciando sentimentos, testando hipóteses e escolhendo procedimentos para atingirem objetivos. Tanto Piaget, como Wallon, Vygotsky e outros, atribuíram ao brincar do aluno um papel decisivo no processo de crescimento e maturação. A escola do novo século precisa desenvolver metodologias para a construção da aprendizagem dos educandos. A prática lúdica foi aplicada na nossa turma, mas preparada para alunos de 5ª Série do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Matemática; Lúdico
1 INTRODUÇÃO
Este artigo faz uma reflexão na prática educativa no processo ensino aprendizagem da matemática especialmente das frações, defendendo uma estratégia lúdica por entender que a ludicidade não se limita à infância, mas permeia todas as etapas da vida humana.
A partir dessa idéia considera-se que os conteúdos de matemática podem ser ensinados de maneira prazerosa, visto que, esse componente curricular ainda enfrenta frustrações nesse processo. Desvincular o aprendizado da matemática de uma prática exaustiva tradicional é responsabilidade de todo educador, que façam do aprender um intercâmbio de relações criativas.
Nesse entendimento, a ludicidade, o brincar e o uso de jogos para o ensino da matemática são triangulados com o conhecimento dos teóricos do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Fazendo distinção entre ludicidade, ao