O lúdico e o ensino da Matemática
INTRODUÇÃO O presente tema tem como finalidade mostrar a contribuição do lúdico para a motivação da aprendizagem de Matemática no 5° Ano do Ensino Fundamental da Escola Paulo Freire, localizada no Bairro do Açaí, Rua Ipixuna, no município de Tapauá-Am, bem como motivar os alunos para uma aprendizagem significativa na área de Matemática através de jogos. Também busca analisar como o lúdico pode favorecer ou desenvolver o raciocínio lógico necessário ao ensino da Matemática, buscando possíveis melhorias na qualidade de ensino.
JUSTIFICATIVA O lúdico apresenta valores para todas as fases da vida humana. O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para o aluno, constituindo-se por isso em peça importantíssima na sua formação. Através das atividades lúdicas a criança constrói seu próprio mundo. Jogar, responde à necessidade de garantir uma posição ativa de ser sujeito em uma experiência, dominando-a. O jogo proporciona que ela faça mediação entre o real e o imaginário. Através dos jogos, o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo ensino – aprendizagem e sua auto-estima. Através do lúdico o aluno desenvolve potencialmente sua criatividade e o indivíduo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da sociedade, pois é ele que faz e promove mudanças.
PROBLEMA
De que forma o lúdico pode contribuir para a motivação para o raciocínio lógico necessário ao ensino de Matemática no 5° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire?
QUESTÕES NORTEADORAS
1- O que dizem os teóricos da área de Matemática com relação ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático?
2- O lúdico se utilizado pelos professores pode contribuir para a motivação no ensino da matemática