MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO
A história da matemática pode ser usada como ferramenta didática, agindo como instrumento que contextualiza , humaniza, motiva e ajuda a formalizar conceitos. Ela é fundamental para expor como teorias e práticas matemáticas foram criadas, cada uma em determinado tempo, ela é um recurso didático que contribui para o aprimoramento e a valorização do aprendizado matemático, auxiliando a desenvolver uma motivação maior por parte dos alunos em relação ao que está sendo estudado.
A história da matemática pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento. Ao revelar a matemática como uma condição humana, ao mostrar as necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor cria condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante desse conhecimento. Além disso, conceitos abordados em conexão com sua história constituem veículos de informação cultural, sociológica e antropológica de grande valor formativo. A história da matemática é, nesse sentido, um instrumento de resgate da própria identidade cultural.
A respeito da história da educação,se percebe que até o século XVI, a criança européia era considerada um pequeno adulto e deveria receber os ensinamentos ficando quieta e obedecendo seus mestres pacificamente. Sabe-se, através de relatos, que castigos físicos eram mais comuns do que se imaginava até bem pouco tempo atrás. A educação muito rígida foi trazida como herança para a América pelos nossos colonizadores.
Assim, muitas vezes, os alunos que não tinham o resultado esperado eram encaminhados para o trabalho doméstico ou nos serviços do campo, pois se considerava que não eram propícios aos estudos.
Por outro lado, reverenciava-se o poder de calcular dos grandes