A literatura infantil na formação do leitor
A literatura infantil surgiu da necessidade de valorizar a infância, buscando uma forma de atender suas necessidades intelectuais e emocionais. É grande colaboradora no processo ensino - aprendizagem, tornando o leitor crítico e pensante, permitindo um conhecimento de várias culturas, além de desenvolver a criatividade da criança.
Os livros de literatura infantil contribuem para a aprendizagem das crianças, através de uma motivação que estimula o seu desenvolvimento cognitivo, mostrando cada vez mais o que à literatura é enriquecedora, lúdica e que abrange diversos tipos de gostos literários, sendo um aliado no processo da leitura.
A literatura infantil é um excelente recurso para se trabalhar a formação de um bom leitor, pois ela exercita o ato de ler, ouvir e pensar, e ainda ajuda a criança a desenvolver o seu potencial criador.
O trabalho com literatura infantil é muito rico e gratificante.Toda criança gosta e sabe contar uma história e é através dela que se pode conhecer vários lugares e pessoas, defrontar com seus medos e alegrias e vivenciar emoções e desejos. A literatura infantil será então, uma grande aliada do professor.
A literatura infantil contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, desde que essa faça sentido para o aluno, que atenda suas necessidades imediatas. Reconhecendo a literatura infantil como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento da criança, surge a seguinte questão: De que maneira a literatura infantil pode ser utilizada como recurso para desenvolver na criança o prazer de ler?
Assim, o objetivo geral do presente trabalho será analisar a importância da literatura infantil como instrumento para se desenvolver na criança o gostar de ler.
Especificamente, pretende-se argumentar sobre o surgimento da literatura infantil e suas modalidades; pesquisar a importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores e verificar como a literatura é utilizada pelos