Volumetria de neutralização
1495 palavras
6 páginas
Introdução: Volumetria é uma técnica analítica amplamente utilizada na indústria. Sua aplicação prática está ligada a determinação da concentração de uma amostra qualquer, através da mistura, de volumes precisos, desta com uma outra solução que reaja quimicamente com ela e que tenha concentração conhecida. Essa mistura é feita gradualmente, ou seja, a solução de concentrção conhecida (solução padrão), chamada de titulante, é lentamente gotejada no chamado titulado (solução-problema), com auxílio de uma bureta. O titulado deve ser agitado durante todo o processo para homogeinizar a mistura, garantindo assim uma avaliação correta do processo. Isso é feito até que se complete a capacidade de reação do titulado, com uso do indicador é possível determinar quando se atinge este ponto, que é chamado de ponto estequiométrico ou de equivalência. Este processo é chamado de titulação. A relação estequiométrica entre os reagentes deve ser conhecida para que seja possível calcular a concentração da solução-problema. Existem diversos tipos de volumetria, como a Volumetria de Neutralização, onde ocorrem reações de neutralização entre um ácido e uma base. A respeito desta pode-se destacar os seguintes tipos:
a) Alcalimetria, onde a solução-problema é básica. Sua titulação é realizada com uma solução padrão ácida, ocorrendo entre elas uma reação de neutralização. Nesse caso, podemos usar como indicador, por exemplo, a fenolftaleína, adicionada à solução problema básica. Com isso essa solução adquire coloração avermelhada. À medida que é gotejada a solução padrão ácida, ela vai neutralizando a solução-problema. Assim, quando a neutralização é total, a fenolftaleina torna-se incolor, indicado o fim da reação. Terminada a reação lemos na bureta o volume gasto da solução padrão e calculamos a concentração da solução-problema.
b) Acidimetria, que se caracteriza por usar uma solução-problema ácida. A titulação é feita com uma solução padrão básica, ocorrendo também uma reação de