volumetria da neutralização
Análise volumétrica é um procedimento analítico para a determinação da concentração de uma amostra através dos volumes medidos das soluções reagentes. A solução, cuja concentração é desconhecida, é denominada titulado, e a solução cuja concentração é conhecida, é denominada titulante. A reação completa entre as duas soluções dá-se no chamado ponto de equivalência, em que toda a solução reage quantitativamente e se torna visível quando adicionado uma gota a mais de titulante, obtendo-se assim o ponto de viragem, facilmente visualizado pela adição de um indicador durante a titulação.
Os métodos volumétricos possuem vantagens como: execução fácil e rápida, economicamente viável, método fácil de ser instalado e equipamentos não tão caros. Existem 4 tipos de ensaios volumétricos: volumetria por precipitação, oxidação-redução, complexação e neutralização. Esta última é a utilizada neste experimento.
Volumetria por Neutralização consiste na reação ácido-base da amostra com o reagente formando sal e água. Os íons H+, provindos do ácido, reagem com os íons OH-, provindos do hidróxido, formando água (H2O) e os outros íons formando os respectivos sais.
A validade de um resultado analítico depende do conhecimento da quantidade de um dos reagentes usados. Por isso, quando trabalhamos com soluções, é fundamental determinar a sua concentração quando ela não está indicada. Para tal, utiliza-se a técnica da volumetria, também conhecida como titulação. Em uma titulação, incrementos de solução de reagente (titulante) são adicionados ao constituinte (titulado) até sua reação ficar completa. Da quantidade de titulante requerida calcula-se a quantidade de constituinte em análise que estará presente.
A titulometria de neutralização compreende titulação de espécies ácidas com solução padrão alcalina e titulações de espécies básicas com solução básica com solução padrão ácida. Têm-se, assim duas variantes de titulometria de neutralização, a acalimetria e acidimetria,