volumetria de neutralização
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BIOMEDICINA
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
MAIO DE 2014
ILHÉUS – BA
MAISA BRITO NUNES
ZÉLIA DE SOUZA BORGES
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
RELATÓRIO APRESENTADO À UESC – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, COMO PRÉ-REQUISITO DA NOTA PARCIAL DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE BIOMEDICINA, DA DISCIPLINA QUÍMICA, MINISTRADA PELO DOSCENTE RODRIGO LUIS SANTOS.
MAIO DE 2014
ILHÉUS – BA
MATERIAIS E REAGENTES
Vinagre
Pipeta Volumétrica 25 ml
Balão volumétrico 250 ml
Água Destilada
Erlenmeyer de 250 ml
Fenolftaleína
NaOH de 0,1 molL
Bureta de 25 ml
INTRODUÇÃO
A volumetria, conhecida também com titulação, pode ser denominada como a análise química quantitativa da concentração de uma solução a partir de uma solução padrão. Por meio deste método, é possível medir volumes de duas soluções que reagem entre si, em que uma solução contém a substância a ser doseada e a outra, uma solução de concentração conhecida.
O emprego do termo titulação relaciona-se com o processo que a Química emprega para determinar a quantidade de substância de uma solução paralelamente com outra substância química, cuja natureza e concentração sejam conhecidas.
É válido ressaltar que analito é o nome que se dá a substância de qualquer interesse, enquanto o titulante é a espécie química com concentração definida, geralmente obtida a partir de um padrão primário, que consiste em uma substância química líquida ou sólida estável que possui em geral um alto peso molecular. Outra informação imprescindível referente a tal assunto é que, ao ter sua concentração determinada, a solução recebe o nome de titulado.
Existem vários tipos de titulação, destaca-se, no entanto, a titulação ácido-base, uma das mais comuns para a realização da