Volumetria por Neutralização
COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
EXPERIMENTOS Nº3 e Nº4
PREPARO DE SOLUÇÕES e VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
ALUNA: HIAGOR COSTA DOS SANTOS
TURMA: CC
PROFESSORA: FERNANDA DOS ANJOS
JUAZEIRO, 31 DE JULHO DE 2013.
PREPARO DE SOLUÇÕES
1) INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.
As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de solvente quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
1.2) OBJETIVOS DA PRÁTICA
Aprender a preparar diversos tipos de soluções, preparar uma solução supersaturada usando unidades de concentração.
2) EXPERIMENTAL 2.1) Materiais e