Ensino Tradicional ou Metodologia Moderna?
EMENTA: é o resumo do conteúdo de uma disciplina; deve ser aprovada pelo Colegiado de curso; não pode ser mudada à revelia; só o professor efetivo pode propor alteração na ementa que deve ser submetida à aprovação do colegiado e depois ser aprovada pelo CEPE.
PROGRAMA: deve ser elaborado a partir da ementa; consta de: identificação, ementa, objetivos geral e específicos, conteúdos (desmembramento da ementa), procedimentos e recursos didáticos, atividades discentes, avaliação, referências.
PLANO DE ENSINO: é o resultado da ação mental de planejar; é elaborado de acordo com a ementa e com o programa; representa a forma de o professor organizar o seu ensino e é fundamentado nos pressupostos que orientam a ação docente de cada professor; com o plano, o professor começa a dar vida à ementa e ao programa.
O plano de ensino pode ser de 3 tipos:
1- Plano de disciplina
2- Plano de unidade
3- Plano de aula
1- PLANO DE DISCIPLINA: é a previsão do trabalho docente e discente para o semestre letivo; visa a organizar o ensino de modo a promover a aprendizagem do aluno e o bom desempenho do professor. Pode ser elaborado distribuindo todo o conteúdo ao longo do semestre ou distribuindo o conteúdo por unidades fazendo um plano de disciplina dividido em unidades de ensino.
Componentes:
Identificação
Ementa
Objetivo(s) geral(ais) e específico (s)
Conteúdo programático
Procedimentos metodológicos
Recursos
Atividades discentes
Avaliação
Referências básica e complementar
2- PLANO DE UNIDADES: Organização de partes da ação pretendida no plano de disciplina.
Componentes:
IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE I: assunto, carga horário(CH); objetivo da unidade (se quiser), período.
Objetivos específicos
Conteúdos
Dia/CH
Procedimen
tos
Recur
sos
Atividades discentes:
Avaliação:
Leitura básica:
Leitura complementar:
Observações: