Leitura
Este é um pré projeto da minha futura monografia
RESUMO
Não há dúvidas de que a literatura infantil favoreça o processo ensino-aprendizagem Contudo os textos literários são utilizados em sala de aula, quase que de maneira muito tímida, e não tem trazido resultados relevantes no desenvolvimento das competências e habilidades. Esta pesquisa de base bibliográfica pretende analisar os fatores que influenciam no pouco uso da literatura infantil, em sala de aula, como prática pedagógica na formação do leitor crítico e autônomo.
Palavras chaves: educação, leitura, literatura, ensino
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
3 – A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL
4 – O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM LITERATURA INFANTIL
6 – CONCLUSÃO
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - INTRODUÇÃO
Atualmente, nas escolas da rede municipal de Salvador são distribuídos livros da literatura infantil para que os mesmos sejam utilizados em sala de aula, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e competências e com o processo ensino aprendizagem. Entretanto, muitos alunos chegam ao Ensino Médio com deficiência em leitura e interpretação de textos. É comum a reclamação de educadores de que estes alunos passam um longo período na escola, mas ao sair, apresentam tais dificuldades. Assim, pode-se perceber que a escola tem deixado uma lacuna quanto a este respeito e que fatores têm influenciado na utilização da literatura infantil como prática pedagógica, já que não há resultados satisfatórios.
CAGNETI (1995, p.23) afirma que “(...) A Literatura Infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”. SAWULSKI (2002) observa que, “(...) Faz-se necessário que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura de cunho formativo, que contribui para o crescimento e a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno a percepção de