Tendencias da educação matemát
Ao se mostrarem eficientes em sala de aula e ao serem utilizadas por muitos professores, estas formas de trabalho passam a ser consideradas como alternativas interessantes na busca da inovação em sala de aula.
Assim, estamos falando de inovações na área da Educação Matemática!
A Educação Matemática surgiu no século XIX, em conseqüência dos primeiros questionamentos sobre o ensino de Matemática. Os matemáticos da época preocupavam-se em como tornar os conhecimentos mais acessíveis aos alunos e buscavam uma renovação no ensino de Matemática.
No Brasil, foi na década de 1950 que as discussões sobre Educação
Matemática tiveram suas origens. No entanto, sua consolidação se deu em
1988, ano de fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática -
SBEM.
A partir da década de 1980, a Educação Matemática foi cada vez mais ampliando seu espaço no cenário educacional. Atualmente é uma área de pesquisa filiada a área da Educação. Possui um discurso autônomo, com intersecção na Educação e na Matemática.
É na busca por mudanças no ensino da Matemática que surgem práticas inovadoras e que se destacam como tendências em Educação Matemática.
A pesquisa na Educação Matemática ao longo de sua história apontou caminhos que podem ser seguidos quando se pretende alcançar mudanças efetivas no processo ensino-aprendizagem. Estes caminhos passam a se consolidar como uma tendência, a partir do momento em que sua prática produz resultados positivos em sala de aula.
A Educação Matemática pode ser caracterizada como uma área de atuação que busca, a partir de referenciais teóricos consolidados, soluções e alternativas que inovem o ensino de Matemática.
Portanto, para resumir, podemos dizer que a educação matemática é uma área de estudos e pesquisas que possui sólidas bases na Educação e na Matemática,