A importância literatura infantil na formação leitor critica
Orientandos: Jose Alexandrino da C. Filho, Regina Selma C. Araujo, Rosimeire, Waguilene de Sousa Lima.
Orientador: profº Edinaldo
2.0 PROBLEMAS Na perspectiva de contribuir para formar uma sociedade leitora e atuante no ofício da escrita e, desse modo ainda mais competente na produção de textos diversos, a literatura infantil pode influenciar para a formação dessa sociedade? E diante do desinteresse das crianças em ler, bem como não há incentivo para que isso aconteça. Nota-se também um desrespeito as dificuldades culturais, bem como também uma orientação familiar, como os pais poderiam orientar e incentivar seus filhos á ler?
3.0 HIPÓTESE
A literatura infantil é de fundamental importância na formação do leitor critico por ser fundamentada de recreações, conhecimentos e informações que fazem parte do seu dia a dia. Por isso há a necessidade dos pais incentivarem seus filhos a leitura, pois é nessa etapa da vida que todos os hábitos são formados.
4.0 JUSTIFICATIVA A sociedade atual vive em constantes transformações onde as trocas sociais acontecem rapidamente através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Daí a grande necessidade da educação na busca de formar indivíduos críticos participativos na sociedade.
A educação vem ao longo dos procurando contribuir para a formação desses indivíduos. A literatura é um fator fundamental na formação do leitor critico mais quando é utilizada de maneira marcante e com objetivos precisos. Pois ela tem um papel formador de personalidade, que pode ser de forma negativa ou positiva, ela servir como retrato da sociedade, um modelo para a construção da mentalidade do individuo.
A literatura infantil em especial trabalha o psíquico social dos indivíduos, pois ela é fundamentada de recreações, conhecimentos básicos, mais precisos para a vida social, informações que fazem parte diariamente da vida das