A Linguagem Cinematográfica- Marcel Martin.
1. Da Natureza da Imagem Fílmica.
Reprodução do real com intervenção dos elementos de linguagem cinematográfica e do tratamento estético. Interfere também a idiossincrasia do espectador.
Sentimento de realidade. Idéia de Intimidade, intensidade e ubiqüidade.
2. Dos Níveis de Significação da Imagem Fílmica.
Primário = Valoração figurativa.
Secundário = Valoração Simbólica ou Dramática {interna [diálogo dos elementos intraquadro] e Externa [dialogo das imagens entre si – extraquadro / montagem]}. A valoração figurativa ou descritiva e a valoração simbólica ou dramática são simultâneas e complementares entre si. Só raramente a imagem se apresenta apenas em modo descritivo, sempre que o cineasta intervém a imagem fílmica está sob sua equação pessoal. Esta equação autoral é levada a cabo através da consciência e domínio dos elementos da linguagem cinematográfica.
3. Dos Níveis de Percepção da Imagem Fílmica.
Figurativo Emocional Ideológico (Eisenstein)
ELEMENTOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
1. ENQUADRAMENTOS: O PAPEL CRIADOR DA CÂMERA
Os planos quanto à proximidade dos enquadramentos
Os planos quanto à distância - Em linhas gerais, quanto mais abertos, mais longos para que se possa ver o seu conteúdo; no entanto planos próximos, closes e close-up, se se tornam longos reforçam a dramaticidade do plano. Qto mais perto mais interioridade o primeiro plano, plano americano e plano médio, tem maior valor descritivo, geralmente. Os planos gerais podem nos remeter ao sentimento de solidão, impotência, fatalidade, ociosidade e assim por diante. Planos de detalhe podem ser curtos se apenas descritivos ou longos se carregados de sentidos além da esfera figurativa. Os planos quanto ao ângulo de filmagem
Plongee e Contra-plongee – idéias de inferiorização ou superiorização da personagem
Planos