assdf
SINTESE: LUMEN GENTIUM - CAPITULO VIII
DIRETOR: PE RAIMUNDO NONATO RODRIGUES MARTINS
PROFESSOR: PE. JOÃO TIMÓTEO
ALUNO: MARINALDO DE SOUZA LOUZADA
Cametá ,15 de fevereiro de 2014
SÍNTESE
LUMEN GENTTIU: CAPITULO VIII
“A bem-aventurada virgem Maria, Mãe de Deus no Ministério de Cristo e da Igreja.”
“Quando chegou a plenitude dos tempos, mandou seu filho, nascido de mulher. . . para que recebêssemos a adoção de filhos”(GL4,4-5). Constantemente na história da salvação, Deus vem se manifestando pela salvação de seu povo, se revelando por meio de seus escolhidos por amor à humanidade.
Por amor de nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e encarnou na virgem Maria, por obra e graça do Espirito Santo (171). Este mistério da salvação nos é revelado e continua nas Igrejas. Instituída pelo Senhor como seu corpo; nela, os fiéis, aderindo à cabeça que é cristo, e em comunhão com todos os Santos, devem também venerar a memória; em primeiro lugar da gloriosa sempre virgem Maria Mãe do nosso Deus e senhor Jesus cristo (172).
A virgem de Nazaré, chamada Maria quando recebeu a mensagem por meio do Anjo Gabriel que seria a mãe do filho de Deus.com seguinte saudação “cheia de graça”, ou seja, o senhor agraciou Maria, a escolheu por isso, como filha predileta do pai e templo do Espirito Santo, foi enriquecido dom o dom da graça e excelsa missão e dignidade da mãe de Deus, levando vantagens a todas as demais criaturas do céu e da terra. Tornando-se mãe dos membros de cristo por colaborar com seu amor para que na igreja nascessem fiéis , membros daquela cabeça que é o próprio cristo senhor, por isso ela é membro especial e singular da Igreja de jesus cristo, pelo seu exemplo perfeito de fé e caridade, e a Igreja católica, movida pelo espirito santo, consagra a virgem Maria como mãe amantíssima, filial afeto de piedade.
O concilio tem a intenção de esclarecer o papel da virgem santíssima no mistério do