Surdo Cequeira
Sumário
1 – Introdução --------------------------------------------------------------------- 3
2 – Metodologia -------------------------------------------------------------------- 4
3 – Fundamentação Teórica ------------------------------------------------------ 5
4 – Referência Bibliográfica ------------------------------------------------------ 8
3
1. Introdução
A Surdocegueira é uma deficiência que apresenta a perda da audição e visão em difentes graus, levando o indivíduo surdocego a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender, interagir com as pessoas, com o meio ambiente, proporcionando o acesso a informações, a educação, ao trabalho, ou seja, uma vida social com qualidade.
A Surdocegueira não é necessariamente não possuir os dois sentidos, pois não é em todos os casos que ocorre a surdez total com a cegueira total.
Existem vários tipos de surdocegueira, ela pode ser congênita ou adquirida, e também pode ser classificada em nível de linguagem pré-línguistica e pós-líguistica.
Uma pessoa surdocega apresenta diversos comportamentos que podem ser observados durante as interações com a família e amigos e ao observarem esses comportamentos, devem procurar uma assistência médica.
Os desafios que os pedagogos tem de enfrentar ao introduzir a criança com surdocegueira em um ambiente regular, quais são as especificidades que o pedagogo deve ter e adquirir para introduzir não só o deficiente surdocego, mas da classe regular em si.
O objetivo deste trabalho é verificar como lidar com a discriminação que os surdocegos sofrem, como incentivar o surdocego a se introduzir na sociedade, e quais são as maneiras adequadas para que o surdocego não desista e nem se desapegue a introdução.
As pessoas que se beneficiam com o resultado deste trabalho, são as crianças, pedagogos, pais e as pessoas que convivem com essa criança surdocega, pois através deste