Como funciona o densimetro?
E para saber como funciona o densimetro, saiba que para medir a densidade dos líquidos é preciso mergulhar o instrumento no líquido e deixar que ele afunde até deslocar um volume de fluido para que o peso se iguale ao dele. A parte da superfície do líquido indica determinada ponta da escala que é a sua densidade. Para usar o este instrumento, geralmente é utilizado uma proveta, que é um tubo de vidro ou plástico transparente, que pode fornecer uma marcação de volume na parte externa da mesma.
Já o densímetro digital funciona da mesma forma, como o modelo de densimetro digital Anton Paar, que é bem fácil de ser operado, é compacto, bem leve e conta com um design ergonômico, ou seja, fácil de ser manipulado pelas mãos. Este pode armazenar até 1024 resultados de medição, sendo operado através de um teclado de apenas 07 teclas. Ótimo para ser usado em ambientes de pouca luz porque possui display LCD com backlight.
Lembrando que o densímetro funciona quando calibrado em uma temperatura específica, em geral a 20°C, onde o líquido deve ser medido apenas nesta temperatura. Se isso não ocorrer, será necessário utilizar uma tabela de correção para obter os valores exatos. Antes de utilizar o densimetro é importante estudar bem a sua escala e anotar o valor da menor divisão. E, tomar como valor possível de ser medido por estimativa metade do valor desta menor divisão, valor dará a incerteza da leitura com o densimetro. Fique atento e tenha cuidado com a limpeza correta do instrumento, pois líquidos de diferentes tipos podem