resumo A densidade e a evolução do densimetro
Este texto descreve o conceito de densidade e o densímetro, instrumento que mede a densidade de líquidos e soluções e mostra a importância da densidade no controle de qualidade de produtos (como o etanol).
O que é densidade?
A densidade (d) ou massa específica (p) de um corpo é a razão entre sua massa M e volume V, que pode ser expressa em Kg/m³ ou g/cm³. Define-se densidade relativa a razão entre a uma densidade d e outra definida padrão. Em geral a densidade padrão é de água destilada a 4 ºC, que vale 1 g/cm³. Dessa forma a densidade absoluta e relativa de líquidos e sólidos se tornam iguais. Convém distinguir massa específica (densidade) de peso específico que é definido como peso da unidade de volume de um corpo expresso em N/m³ ou dyn/cm³. Define-se peso específico relativo a razão entre o peso específico (p) de um corpo e outro definido padrão (P). A densidade relativa e peso específico relativo tem o mesmo valor, embora tenham significados distintos. Na área científica, o termo mais empregado hoje é densidade relativa. Para obter a densidade de um corpo é preciso determinar o seu peso e seu volume.
O densímetro é um instrumento que indica a densidade de líquidos sem o auxílio de uma balança.
Princípio de funcionamento do densímetro
O densímetro funciona com base no fenômeno da flutuabilidade. Para um corpo flutuante é satisfeita a condição P = I, ou seja, a força peso é igual ao empuxo. Denomina-se peso aparente a diferença entre sua força peso P e a intensidade I do empuxo.
A massa de um corpo flutuante é igual à massa do fluido que ele desloca.
Os densímetros são constituídos de haste e bulbo que têm o formato cilíndrico, são feitos de vidro e tem um lastro geralmente de chumbo ou mercúrio. A haste contém uma escala e o densímetro tem que flutuar sem tocar o fundo e serem pesados o bastante para a superfície do líquido coincidir com a escala na haste.
No equilíbrio o empuxo deve compensar o peso