Origem e Natureza dos Solos
1.1) A Mecânica dos Solos na Engenharia Civil
O estudo do solo e seu comportamento é extremamente importante na engenharia civil, já que todas as obras se assentam sobre o terreno. A Mecânica dos Solos é a ciência responsável por esse estudo, no qual o engenheiro se baseia para desenvolver seus projetos. Ela estuda o comportamento dos solos quando tensões são aplicadas ou aliviadas, ou perante o escoamento de água nos seus vazios. Esse ramo da engenharia é chamado de Engenharia Geotécnica ou Engenharia de Solos.
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos foram desenvolvidos nos séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy, 1856. Entretanto, no século XX ocorreram muitos insucessos em obras de engenharia civil, o que mostrou a necessidade de revisão dos procedimentos de cálculo. Como apontou Terzaghi em 1936, ficou evidente que não se podiam aplicar aos solos leis teóricas de uso corrente em projetos com materiais mais bem definidos, como aço e concreto. Karl Terzaghi, engenheiro civil experiente, foi um grande responsável pelo conhecimento do comportamento desse material, disposto pela natureza em depósitos heterogêneos e apresentando comportamento demasiadamente complicado para tratamentos teóricos rigorosos. Terzaghi é reconhecido internacionalmente como fundador da Mecânica dos Solos. Seus trabalhos, identificando o papel das pressões na água no estudo das tensões nos solos e a apresentação da solução matemática para a evolução dos recalques das argilas com o tempo após o carregamento, são reconhecidos como o marco inicial desta ciência.
Porém, a Mecânica dos Solos não se restringe apenas ao conhecimento das propriedades dos solos. A Química e Física Coloidal, importantes para justificar aspectos do comportamento dos solos, são parte integrante desta ciência, enquanto que o conhecimento da Geologia é fundamental para o tratamento correto das fundações. Os solos são constituídos por