leitura e producao de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Lídia Pereira da Silva – RA 6995493166
Milene Lacerda Almeida – RA 7125507785
Sandriele de Brito Almeida – RA 7138512547
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação da professora-tutora a distância Simone Schneider Denzin.
Jundiaí
2013
CONCEPÇÃO DE LEITURA
A leitura tem um papel muito importante em nossas vidas e em nossa formação escolar. Em meio a tantas discussões ficam algumas perguntas como: O que é ler? Para que ler? Como ler? É entendida como a atividade do autor de captar idéias, sem contar as experiências e os conhecimentos do leitor.
Língua como estrutura ou como código. O texto é visto como um produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
Língua como interação autor texto leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente- se constroem e são construídos no texto. Assim a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exigindo do mesmo bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
As estratégias são formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.
Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham desinteressante, cansativo e outras coisas mais. Isso acontece porque ainda não encontramos um meio