Fontes alternativas de energia
O Que é? É a capacidade de geração de energia elétrica melhorando o aproveitamento de fontes convencionais. Também é necessário desenvolver tecnologias para a utilização de novas fontes energéticas. Que são:
Energia eólica - A energia dos ventos é utilizada há muitos anos, para realizar trabalhos como bombear água e moer grãos. Recentemente, passou a ser considerada uma das mais promissoras fontes alternativas de energia.
Energia solar - A energia solar pode ser aproveitada para a produção de eletricidade e de calor. Coletores solares para o aquecimento de água são um dos exemplos mais bem-sucedidos da aplicação de energia solar em todo o mundo.
Energia hídrica - Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Energia térmica - A produção de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.
Biomassa - Materiais de origem orgânica que geralmente são desperdiçados em processos industriais. Ela pode ser aproveitada para produzir tanto calor como eletricidade.
Custo benefício das fontes alternativas:
*Energia Solar - O período de recuperação de investimento pode ser muito curto dependendo de quanta eletricidade que se utiliza. - Redução do valor da conta elétrica. - Não polui o ar lançando dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio, enxofre ou o mercúrio na atmosfera. -