Fundamentos de Instalações Elétricas
2 - FORNECIMENTOS DE ENERGIA ELÉTRICA.
O fornecimento de energia elétrica pode ocorrer das seguintes maneiras: a) Ligação Provisória: com carga instalada até 50 kW e prazos preestabelecidos, como nas obras públicas.
b) Ligação de Obras: efetuada com medição, sem prazo definido, para atendimento de obra de construção civil ou reforma de edificação.
c) Ligação Definitiva: correspondem as ligações das unidades consumidoras com medição e em caráter definitivo, de acordo com um dos padrões indicados nas Normas da Concessionária.
2.1 - Definições Importantes
Alguns dos termos técnicos mais utilizados em normas de fornecimento de energia elétrica:
Energia Elétrica Ativa: energia elétrica que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts-hora (kWh).
Energia Elétrica Reativa: energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovar-hora (kvarh).
Carga Instalada: Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).
Demanda: Média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado.
Demanda Medida: Maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15 minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
Ponto de Entrega: Primeiro ponto de fixação dos condutores do ramal de ligação na propriedade do consumidor.
Ramal de Ligação: Conjunto de condutores e acessórios instalados pela concessionária entre o ponto de derivação da rede secundária e o ponto de entrega.
Ramal de Entrada: Conjunto de condutores, acessórios e equipamentos instalados pelo consumidor, a partir do ponto de entrega até a