Fontes alternativas de energia
Outras fontes
Introdução
A energia tem sido através da historia a base do
desenvolvimento das civilizações. Nos dias atuais são cada vez maiores as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço e de produção, lazer e, finalmente, para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com
a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica efêmera, mas porque é uma ameaça ao meio ambiente.
O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte
tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. O carvão, um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear, da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos.
O termo “fonte alternativa de energia” não deriva
apenas de uma alternativa eficiente, ele é sinônimo de uma energia limpa, pura, não poluente, a princípio inesgotável e que pode ser encontrada em qualquer lugar pelo menos a maioria na natureza.
as chamadas “fontes alternativas de energia” ganham
um espaço cada vez maior. Essas fontes alternativas, além de não prejudicar a natureza, são renováveis, e por isso perene.
Exemplos de fontes renováveis incluem:
Energia solar (painel solar, célula fotovoltaica);
Energia eólica (turbina eólica, cata-vento);
Energia hídrica (roda d’água, turbina aquática); Biomassa (matéria de origem vegetal); Células a combustível (hidrogênio); E a energia geotérmica (turbina a vapor).
ENERGIA HÍDRICA
A energia hídrica ou hidroelétrica provém da força das águas. Os cursos de água podem ser utilizados de duas maneiras:
A água pode ser forçada a acumular-se numa barragem e