Projeto cem
[pic]
“A criatividade é a ordem natural da vida. Vida é energia: pura energia criativa”. JULIA CAMERON
1.Introdução
No mundo atual, a capacidade para encarar os desafios com criatividade é uma qualidade que se exige de todos. As pessoas cujos recursos para lidar com a vida se limitam à repetição daquilo que aprenderam com os pais e professores sofrem defasagem do seu potencial criativo, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.
Por outro lado, preocupações e tensões do dia-a-dia tornam a vida do ser humano cada vez mais robótica. O objetivo tornou-se apenas “fazer para alcançar resultados”. Há pouco tempo para perceber suas emoções, relaxar e refletir sobre a vida. Essas tensões acumuladas no corpo bloqueiam a energia vital, o que limita a criatividade.
2. Justificativa
Segundo Julia Cameron[1], o bloqueio da criatividade acontece por inseguranças, medos, excesso de preocupações, inibição de sonhos, desejos e sentimentos. De acordo com ela, pintores, donas de casa, jovens, músicos, advogadas, empresárias, todas as pessoas podem levar uma vida mais criativa. Basta desenvolver a capacidade de introspecção, de expressão de sentimentos e a autoconfiança.
Todo processo criativo é potencializado quando o indivíduo possui autoconhecimento, capacidade de concentração e de estar presente.
O autoconhecimento fortalece o ser humano, ajuda-o a eliminar barreiras pessoais aparentemente insuperáveis, permite uma maior habilidade para lidar com as emoções, o que rompe com o comportamento de imitação e torna sua expressão mais verdadeira.
A capacidade de concentração e de estar presente proporciona não só a autoconsciência, mas também a percepção do coletivo, aspecto fundamental nos trabalhos em equipe.
As técnicas que serão utilizadas permitirão ao participante expandir sua capacidade criativa através da expressão corporal e emocional.
4.2. Meditações ativas
As meditações ativas foram criadas para