Pedagogia - abordagem Reggio Emilia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
No dicionário Aurélio, o significado de protagonista é personagem principal. No protagonismo infantil as crianças assumem responsabilidades, contribuem e constroem conjuntamente. Implica interação e interrelação com seu ambiente e com os outros. Não é um “eu protagonista”, e sim um nós. A participação é um dos eixos fundamentais para promover o protagonismo da infância, a capacidade da criança de perceber, interpretar, analisar, questionar, propor e agir em seu ambiente social, comunitário e familiar.
A abordagem de Reggio Emilia, na Itália, serve como um modelo de educação para muitas escolas de educação infantil pelo mundo. Loris Mallaguzi e sua didática conquistou a opinião de educadores inclusive no Brasil.
No trabalho a seguir, do conhecimento da história da educação infantil até chegar na atual concepção de educação baseada no protagonismo, poderemos identificar os pontos positivos da evolução da criança com o auxílio de novas abordagens das escolas de Reggio Emilia.
2 DESENVOLVIMENTO
Para chegar a uma abordagem de educação infantil a qual presenciamos hoje, é necessário compreender a sua história e fases. No século XV as crianças eram tratadas como “mini adultos”, como exemplo podemos citar a maneira de se vestir e a falta de pudor para os assuntos discutidos perante elas.
O atendimento à criança iniciou-se no século XV e XVI, com Instituições Filantrópicas, onde o foco principal era o cuidado com a sua higiene, alimentação, ou seja, a escola era vista como um “depósito de crianças”. A partir do século XVII, a criança passa a ser protegida, a permanecer sob a tutela do adulto, fazendo