Trabalho
Da destruição surge um sonho: uma pequena escola
A proposta pedagógica para a Educação Infantil de Reggio Emilia se baseia em experiência parte de um sentimento de comunidade.
No fim da Segunda Guerra Mundial.Foi neste espírito de derrota em meio à destruição que um grupo de mulheres se reuniu com o intuito de criar uma concepção educativa Como Surgiu Os moradores da cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália encontraram, após a II Guerra Mundial, uma cidade de escombros e junto dela, a necessidade de reconstruir suas vidas. Um parcela dos cidadãos decidiu então que a melhor forma de reconstruir o tecido social, cultural e político da comunidade seria o caminho de construir uma escola com as próprias mãos.
Da necessidade do cuidado dos pequenos, vislumbrou-se o cuidado da cidade inteira. O detrito dos tempos idos virou matéria prima para a construção do novo. Em uma terra doada por um fazendeiro, foi lançada a semente desse sonho Com a venda de metais velhos, tanque de guerra restos de bombas e construções abandonadas, Pois essas pessoas visionárias retiraram desse nada tudo o que precisavam para consolidar esse sonho e começou a ser construída a velha creche. Começou assim o processo de construção da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emilia.
A abordagem educacional foi criada de maneira democrática e tão bem sucedida que acabou sendo municipalizada em 1963 e logo se espalhou por todas as escolas do município. O reconhecimento internacional surgiu em 1991, quando a revista norte-americana Newsweek publicou uma matéria apontando o sistema educacional infantil de Reggio Emilia como o mais admirável do mundo. Até os dias de hoje, o desenvolvimento pedagógico é feito de maneira democrática, na qual desde os coordenadores até cozinheiros são considerados peças fundamentais para o processo uma abordagem baseada no empenho, na pesquisa e na experimentação, onde existe extrema valorização dos alunos como indivíduos e do