Cem linguagens
ARANTXA MELAINE DE LIMA
RESUMO DO LIVRO:
“AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA”
São Paulo
2010
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ARANTXA MELAINE DE LIMA
RESUMO DO LIVRO:
“AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA”
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Concepção Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora Maria Salete da Costa.
São Paulo
2010
INTRODUÇÃO
As Cem Linguagens da Criança documenta o impressionante conjunto de escolas criadas nos últimos 30 anos em Reggio Emilia, no norte da Itália. O livro constitui uma meditação profunda sobre a natureza da condição humana inicial, e sobre como ela pode ser guiada e estimulada em diferentes meios culturais.
O sistema de Reggio pode ser descrito sucintamente da seguinte maneira: ele é uma coleção de escolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cudadosamente cultivado e orientado. O principal veículo didático envolve a presença dos pequenos em projetos envolventes, de longa duração, realizados em um contexto belo, saudável e pleno de amor.
Aspectos gerais e contexto histórico
Reggio Emilia é uma cidade de 130.000 habitantes na região de Emilia Romagna, no nordeste da Itália. Seu sistema de educação para a primeira infância tornou-se reconhecido no mundo inteiro. A abordagem Reggio Emilia, como é chamada, possui um conjunto singular e inovador de suposições filosóficas, de currículo, pedagogia e organização escolar. Ou seja, desde a administração até o desenho de ambientes, existe a preocupação com o melhor a ser feito. Seu principal condutor foi Loris Malaguzzi, um intelectual e jovem professor italiano que se interessou pela construção de uma nova escola logo após a Segunda Guerra Mundial.
Uma característica importante é o uso de pequenos grupos de aprendizagem de projetos, a continuidade de professores e alunos – dois professores trabalham