As Cem Linguagem da Crian a
Desenvolvimento do Currículo em Reggio Emilia – Um Projecto de Currículo de longo prazo sobre Dinaussauros – Baji Kankin
Reflexão
Com a leitura deste capítulo pude reflectir sobre o papel do educador e da criança no decorrer do Trabalho de Projecto.
Consegui perceber como deve e como não deve agir o educador no seu desenrolar. Devemos estar atentos e ouvir as crianças para conseguirmos captar temas do seu interesse, conhecer bem o grupo de crianças com quem estamos a trabalhar e planificar tendo em conta os seus interesses, entre outras coisas.
O Trabalho de Projecto sobre os Dinossauros que nos fala este capítulo despertou-me, logo desde início, bastante interesse. Não só por servir como um óptimo exemplo mas também porque o grupo de crianças com quem estou a estagiar mostra gostar muito do tema, principalmente os rapazes, sendo então um possível tema para o Trabalho de Projecto a realizar juntamente com as crianças. Posto isto, li atentamente o capítulo e aprendi novas coisas sobre como deve agir o educador em certas e determinadas situações.
Por exemplo quando isto acontece ao Tommy:
O Frederico explica-lhe o porquê de não bater certo, a educadora vê que ele continua a não entender o porquê de haver ali alguma coisa mal. Dá-lhe tempo e pergunta-lhe se ele quer mudar de papel, não lhe explica nem deixa que façam o trabalho por ele só por ele não perceber. Por outro lado, dá-lhe alternativas para que consiga atingir o objectivo sozinho, à sua maneira, intervindo o menos possível.
Em relação às crianças é perceptível que têm que mostrar interesse pelo tema e estar seguras que querem avançar com o Trabalho de Projecto. O educador deve avaliar os seus conhecimentos prévios bem como os seus interesses. É também muito importante o envolvimento por parte do educador apoiando as crianças nas suas investigações, dando incentivos, sugestões e despertando a curiosidade das