Cem Linguagens da Criança
O livro As Cem Linguagens da Criança retrata o impressionante conjunto de escolas localizadas em Reggio Emilia, no norte da Itália, criadas nos últimos 30 anos.
O sistema de Reggio pode ser descrito da seguinte maneira: ele é uma coleção de escolas para as crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cultivado e bem orientado. Tendo como principal material didático o envolvimento dos alunos em projetos de longa duração, realizados em um contexto belo, envolvente e saudável.
Seu sistema de educação para a primeira infância tornou-se reconhecido no mundo inteiro. A abordagem Reggio Emilia, como é chamada, possui um conjunto singular de suposições filosóficas, de currículo, pedagogia e organização escolar, inovador desde a administração até o desenho dos ambientes, nele existe uma preocupação de sempre se fazer o melhor.
Seu principal condutor foi Loris Malaguzzi, um jovem e intelectual professor italiano que se interessou pela construção de uma nova escola logo após a Segunda Guerra Mundial.
Em Reggio Emilia, a educação é vista como atividade comunitária, As crianças são encorajadas a repetir experiências fundamentais, a observar, a considerar e representar. Assim, o trabalho educacional em Reggio Emilia, jamais se torna rotineiro, está sempre sendo reexaminado e reexperimentado. Já a pré-escola em Reggio Emillia é modelada de acordo com as grandes famílias e comunidades, os prédios onde funcionam parecem grandes casas. Elas são atraentes, o mobiliário é de qualidade, espaço organizado, a exibição do trabalho das crianças é atraente, proporcionando um clima confortável, caloroso e alegre.
O professor tem a compreensão que as crianças possuem desejos de crescer, de saber e compreender as coisas em sua volta.
Bem, o programa de Reggio Emilia demostra que professores podem através da organização e do trabalho em equipe, preparar