Trabalho De Es Resumo
Sendo direcionada principalmente através da saúde bucal, Sexualidade, métodos contraceptivos e Práticas sanitárias mais saudáveis.
Conceituando a integralidade, denomina-se a compreensão da proposta SUS implicando o entendimento dos seus objetivos finais, de prestar assistência à população a partir do modelo de promoção da saúde, resultando no desenvolvimento de ações que buscam eliminar ou controlar as causas das doenças e dos agravos; proteger a saúde da população, mediante ações específicas para prevenir riscos e exposições às doenças; e oferecer ações de recuperação da saúde de forma a evitar mortes e sequelas em pessoas já acometidas por processos mórbidos, conjugando as ações direcionadas à materialização da saúde como direito e como serviço.
A equidade é uma das formas que favorecem a saúde fundamentais que constituem o SUS. Assim todos os cidadãos têm o direito de usufruir do sistema de saúde.
Apesar de todos terem acesso a cuidados prestados pelo sistema de saúde, a equidade contempla a realidade que locais e pessoas diferentes têm necessidades diferentes, e por isso soluções e esforços diferentes devem ser feitos de acordo com o contexto apresentado.
O Sistema Único de Saúde teve seus princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde, em 1990, com base no artigo 198 da Constituição Federal de 1988. Os princípios da universalidade, integralidade e da equidade são às vezes chamados de princípios ideológicos ou doutrinários, e os princípios da descentralização, da regionalização e da hierarquização de princípios organizacionais, mas não está claro qual seria a classificação do princípio da participação popular.
Universalidade.
"A saúde é um direito de todos", como afirma a Constituição Federal. Naturalmente, entende-se que o Estado tem a obrigação de prover atenção à saúde, ou seja, é impossível