Resumo do artigo Reflex es de Profissionais de saude acerca do seu processo de trabalho
CURSO DE ENFERMAGEM
ENIE EMILY BARBON FERREIRA
RESUMO DO ARTIGO: “REFLEXÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO SEU PROCESSO DE TRABALHO”
SINOP/MT
2014
ENIE EMILY BARBON FERREIRA
RESUMO DO ARTIGO:
“REFLEXÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO SEU PROCESSO DE TRABALHO”
SINOP/MT
02/04/2014
RESUMO:
Pesquisa qualitativa, descritiva exploratória realizada em uma unidade de emergência adulta de um hospital universitário de Santa Catarina com objetivo de identificar a percepção dos profissionais da equipe de saúde sobre os elementos de seu processo de trabalho. Os dados foram obtidos por meio de questionário aberto aplicado a vinte e oito profissionais. A amostra foi composta por cinco enfermeiros, dezessete técnicos/auxiliares de enfermagem, quatro médicos, um assistente social e um nutricionista, de todos os turnos. Segundo a visão dos trabalhadores entrevistados, o objeto de trabalho em saúde é um tema ainda não consensuado. Sobre esta questão, identificamos duas ideias: uma primeira concepção a de que o objeto de trabalho em saúde são os seres humanos (pacientes/clientes) usuários do serviço, e uma segunda concepção de que o objeto de trabalho é a assistência à saúde. Quando questionados sobre seu objeto de trabalho, a definição feita pela maioria aponta para o ser humano.
Entre a equipe de enfermagem, observamos que os instrumentos de trabalho são reconhecidos como o conhecimento técnico, a habilidade e destreza e os instrumentos para realização de técnicas, bem como seu próprio corpo. Esses cuidados estão mais circunscritos a atividades específicas como a verificação de sinais vitais, administração de medicamentos, curativos, higiene e conforto, entre outros procedimentos.
Para o enfermeiro, a especificidade de seu trabalho está relacionada à percepção enquanto responsável pela manutenção da unidade e do cuidado ao paciente/cliente; coordenar a equipe de técnicos e