HIST RIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL
Anna Nery no contexto da Enfermagem Brasileira
Aos 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Bahia. Casou-se com Isidoro Antônio Neri, passando a ser chamada de Ana Justina Ferreira Neri. Ficou viúva aos 30 anos. Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). E em 1865 embarcou para os campos de batalha da Guerra.
Tomou suas lições de Enfermagem no Rio Grande do Sul, com as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo. Trabalhou no Hospital de Corrientes, depois foi para Salto, Humaitá e Assunção. Em Assunção, ocupada pelo Exército Brasileiro, monta uma enfermaria-modelo com recursos de sua herança familiar. Por serviços prestados durantes a guerra, recebeu o título de “Mãe dos Brasileiros”, conferido pelos soldados; foi homenageada com o diploma de sócia honoraria da Sociedade de Socorros, em Corrientes, e o de sócia instaladora da Sociedade Beneficente Portuguesa, em Assunção.
Ao retornar para o Brasil, recebeu varias homenagens e seu destaque se deve ao fato de ter escolhido atuar voluntariamente, como enfermeira, na Guerra do Paraguai. Ao contrário das demais mulheres que foram pra Guerra porque precisavam sobreviver trabalhando na Enfermagem, Anna Nery recebia pensão vitalícia de Dom Pedro II e, com ela, educou quatro órfãos que trouxe do Paraguai. Morreu no Rio de Janeiro em 1880 e, por mais que sua solicitação pareça um ato patriótico, ela teve motivos pessoais e afetivos para ir para a Guerra, pois queria acompanhar seus filhos. Posteriormente, seu nome foi escolhido para batizar a primeira escola de enfermagem moderna no Brasil, em 1922.
Desenvolvimento da Educação em Enfermagem no Brasil
Ao final do século XIX, o Brasil passou por um processo de urbanização lento e progressivo que já se fazia sentir nas cidades que possuíam áreas de mercado mais intensas como São Paulo e Rio de Janeiro. As doenças infectocontagiosas,