as cem linguagens da criança
PARTE 1
Aspectos gerais
Reggio Emilia é uma cidade de 130.000 habitantes na região próspera e progressista de Emilia Romagna, no nordeste da Itália. Seu sistema municipal de educação para a primeira infância tornou-se reconhecido como um dos melhores sistemas de educação do mundo ( Newsweek, 2 de dezembro de 1991).
Nos últimos 30 anos, o sistema criou um conjunto singular e inovador de suposições filosóficas, currículo e pedagogia, método de organização escolar e desenho de ambientes que, tomados como um todo unificado, chamamos de abordagem de Reggio Emilia. Essa abordagem incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica.
As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e expressar a si mesmas todas as suas “linguagens” naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimentos, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música.
Outras características importantes são o uso de pequenos grupos na aprendizagem de projetos, a continuidade de professores/alunos ( dois professores trabalham juntos com a mesma classe por três anos) e o método de gerenciamento baseado na comunidade.
Em Reggio Emilia, a educação é vista como uma atividade comunitária e uma participação na cultura através da exploração conjunta entre crianças e adultos que, juntos abrem tópicos à especulação e à discussão.
A abordagem de Reggio Emilia é importante e excitante para os norte-americanos.
Os educadores de Reggio Emilia acreditam que a reciprocidade, o intercâmbio e o diálogo estão no âmago da educação bem-sucedida.
A educação em Reggio Emilia é qualquer coisa, exceto linear. Ela, ao invés disso, é um espiral sem fim. As crianças pequenas não são encaminhadas correndo ou sequencialmente apressadas de uma atividade para outra diferente, mas são encorajadas, ao invés disso, a repetir experiências fundamentais, a observar e