Resumo do livro "As cem Linguagem das Crianças
Em meio à imensa gama de livros sobre educação lançados atualmente, poucos destacam-se. ... As Cem Linguagens da Criança documenta o impressionante conjunto de escolas criadas nos últimos 30 anos em Reggio Emilia, no norte da Itália. ...O livro constitui uma meditação profunda sobre a natureza da condição humana inicial, ...e sobre como ela pode ser guiada e estimulada em diferentes meios culturais. ...Qualquer pessoa com interesse por educação de crianças deve lê-Ia; ...poucas que ó façam sairão dessa experiência indiferentes... Loris Malaguzzi, um intelectual e jovem professor italiano, interessou-se pela construção de uma nova escola logo após a Segunda Guerra Mundial e transformou a paixão momentânea por essa construção em um amor vitalício por seus pequenos alunos. (p.10)
(...)o pensador cujo nome merece ser pronunciado com a mesma reverência oferecida a seus heróis Froebel, Montessori, Dewey e Piaget. (...)Um grupo impressionante de professores de várias linhas e especialidades que trabalhou junto por anos, até mesmo por décadas, com os pais, membros da comunidade e milhares de crianças, para formar um sistema que funciona. ...O sistema de Reggio pode ser descrito sucintamente da seguinte maneira: ele é uma coleção de escolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado. (p.11)
(...) a comunidade de Reggio, mais do que a filosofia ou o método, é a conquista central de Malaguzzi. Em nenhum outro local no mundo existe tamanha relação harmoniosa e simbiótica entre a filosofia progressiva de uma escola e suas práticas. (...) Dentro da família de Reggio, existem ensaios realizados por indivíduos que representam o ensino, o desenho e a apresentação arquitetõnica, as relações comunitárias e o rico currículo de projetos. Sob a perspectiva americana, existem as impressões de um filósofo, um produtor de filmes,