Leitura e Produção de Texto
Nome e RA de cada um;
Titulo da atividade;
Nome do tutor;
Bela Vista, de junho de 2013.
O artigo mostra como a leitura pode ser introduzida de forma prazerosa na sala de aula, através da Biblioteca de Classe.
Podemos perceber que há sempre a questão da monotonia com relação à sala de aula, e tal artigo visa mostrar como a mesma pode ser quebrada algumas vezes, levando os alunos a um momento de descontração, divertimento ou refúgio, para que a sala de aula seja mais atraente, e divertida, sobretudo para aqueles que estão tendo introdução à prática da leitura.
Mas, podemos aplicar esse hábito da leitura em sala de aula de modo que não venha a atrapalhar o ensino de outras matérias? Como podemos mostrar às crianças que o tempo de leitura é limitado, e que existem outras matérias a serem estudadas?
A dosagem do tempo varia de professor a professor, e de acordo com o planejamento de aula de cada um. Faz-se necessário, desde a introdução da leitura em sala, deixar claro aos alunos o tempo e a hora de certos, ensinando através dessa prática, como é possível haver disciplina e ordem, para progressos futuros.
Também é necessário mostrar desde já que o processo de leitura, pode não só influenciar nos progressos em matérias como língua portuguesa, mas auxiliando em outras matérias, tais como na leitura de enunciados e problemas matemáticos, a familiarização com termos históricos, geográficos e científicos. Desse modo, haverá maior compreensão do que foi lido, do que será perguntado, e da resposta que será dada, vide um exercício passado pelo professor, ou até mesmo as provas.
Podemos ver então, que a Biblioteca de Classe trata-se de uma introdução a diferentes tipos de linguagem, onde o aluno poderá se identificar com uma ou várias delas, fazendo assim com que a sala de aula torne-se um local mais atrativo e convidativo a novas descobertas, ao compartilhamento de ideias e propostas com demais alunos, a