a lingua de eulália
Esse movimento tem a intenção de colocar você em contato com uma reflexão feita sobre a dinâmica de transformação da língua e suas implicações para a fala e escrita das pessoas. Também se busca aqui propiciar um movimento mais intenso de leitura e sistematização de estudos teóricos.
Nele você produzirá uma escrita que reflita sobre o texto (as partes e o todo), evidenciando o entendimento que tivestes dele. Para tanto, é importante que sigas as orientações para entender o ponto de vista dos autores:
I.Ao longo da leitura faça anotações que destaque as idéias centrais de cada capítulo – estudo das partes que compõe o texto.
II.A partir desse resumo inicial, que ajuda a sistematizar a leitura, indique as ideias centrais do texto – estudo do todo.
III.Reserve um caderno para escrever suas observações e resumos – instrumento de sistematização e registro dos estudos.
Se preferir sublinhe as partes mais importantes no próprio texto. Para entender bem o conteúdo, é interessante fazer mais de uma leitura. Por isso, leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as informações que considera relevante para o seu trabalho.
A partir desse estudo, você publicará no Ambiente Virtual um resumo que evidencie seu entendimento sobre o texto. Procure, neste momento, ser fiel ao que o autor expressa, sem emitir a sua opinião sobre o tema. Esse exercício será feito na segunda metade do eixo.
Contemple no seu texto:
1.Identificação da obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro que você irá resumir;
2.Apresentação da obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resumido;
3.Descrição da estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções e o número de páginas do texto completo;
4.Descrição o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5