Resiliencia na area secretarial: Em Elaboração
ETEC DR. JÚLIO CARDOSO
FERNANDA
KATIANE
LAILA
MICHELE
A RESILIÊNCIA COMO DIFERENCIAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NO MUNDO CORPORATIVO
FRANCA
2014
1. INTRODUÇÃO
O termo resiliência vem do latim RESILIO, que significa “voltar ao normal”. O conceito criado em 1807 pelo cientista inglês Thomas Young, que estudava sobre a elasticidade dos materiais, acreditando-se que a deformação sofrida por uma força externa sobre determinado corpo teria capacidade de retomar ao estado natural quando essa mesma força é cessada (Ex: Mola).
Nas últimas décadas do século XX, a resiliência foi abrangida pela psicologia, para denominar a capacidade que certas pessoas têm de sofrer fortes pressões ou situações de grande estresse.
No mundo corporativo é designada capacidade de adaptação do profissional as condições do ambiente mantendo um controle emocional, há aderência dessa habilidade no mercado atual será de grande utilidade para vários profissionais, principalmente para o profissional de secretariado, que diretamente ou indiretamente, sofre com exigências do mercado competitivo.
Diante deste contexto, a resiliência é um fator de diferenciação do profissional de secretariado, atender as demandas do mercado. A escolha deste tema foi decorrente da necessidade de que este assunto seja abordado de maneira mais consistente e frequente trazendo como reflexo uma maior aplicabilidade na área de secretariado; e por não constatar registros de outros trabalhos de conclusão de curso - TCC.
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL Temos como objetivo viabilizar a importância da resiliência no contexto organizacional, podendo assim analisar os tributos que caracteriza o profissional resiliente e compreender como a resiliência ira influenciar no exercício do mesmo. Tornando-se uma inovadora discussão quanto à capacidade que pode ser trabalhada, que é de grande importância no mercado atual.
2.2.