oA guerra do Paraguai
Cada vez mais, o sistema de franchising ganha força no mercado e atrai empresas de todos os tipos. Depois de dez anos de experiência no segmento de material elétrico, o empresário Daniel Ramos decidiu expandir o negócio. E ele não teve dúvidas: escolheu o sistema de franquia.
“Por causa da velocidade do crescimento que a gente consegue fazer na rede. Porque você não precisa dispor de um grande capital próprio para fazer uma rede de lojas próprias. E por causa da gestão. Um negócio com terceiros à frente é muito mais fácil de crescer”, avalia o franqueador.
O empresário contratou o consultor Paulo Ancona para criar a franquia. O investimento foi de R$ 70 mil, gastos em análises de mercado, formatação e divulgação do negócio. Segundo o consultor, o empresário acertou ao escolher o sistema de franchising: no primeiro ano de vida, 3% das franquias no Brasil fecham as portas, contra 30% nos negócios próprios.
“É muito mais difícil partir do zero para criar um negócio. Seja zero do conhecimento da marca, da confiança do consumidor, do know how que vai ter que ser desenvolvido nesse primeiro ano. Quando você adquire uma franquia, já recebe know how, treinamento, supervisão de um negócio que já existe, que já foi testado e que é mais garantido”, ressalta o consultor Paulo Ancona.
Confira as dicas para montar uma franquia
1º Passo: O primeiro passo para criar uma franquia é fazer um plano de negócios. Ele inclui um ponto vital para o sucesso: o estudo financeiro.
“Ele mostra a viabilidade do negócio para o franqueador e para o franqueado. Ele aponta as taxas que o franqueador vai receber dos franqueados – seja a taxa inicial, sejam royalties. Ele vê quanto que o franqueado vai ganhar ao longo dos anos e o tempo de retorno do investimento do franqueado”, explica Paulo Ancona.
Veja o artigo que fala sobre o que fazer antes de transformar sua empresa em uma franquia.
2º Passo: O segundo passo são os manuais de operação da