A lingua de eulália
Essa pesquisa tem por finalidade discutir o aspecto da formação do professor e sua prática, a respeito do seu cotidiano educacional, desenvolvida junto aos educando. Tem como objetivo pesquisar os fatores que possam auxiliar no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino fundamental, buscando alternativas que possam contribuir para a relação do professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem, pois sabemos que educar não é simplesmente informar, visando assim, oferecer aos educadores alguns subsídios para se relacionar se melhor com seus alunos.
Nos dias atuais, a indisciplina em sala de aula está cada vez mais presente e é, sem dúvida, um dos grandes obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem. A partir reflexão do professor sobre sua prática e uma possível mudança na sua maneira de atuar, poderemos observar uma transformação dos comportamentos na sala de aula.
As escola atualmente estão vivendo um momento crítico, principalmente na questão da disciplina. Tal situação já persiste, e vem se agravando, há quase duas décadas, como podemos acompanhar pelos estudos e pesquisas levados a efeito nas mais diverso instituições acadêmica do país.
Convém lembrar que a escola do passado tinha um caráter elitista e conservador, destinando se prioritariamente ás classes sociais privilegiadas. O acesso das camadas populares á escola era obstruído pela própria estruturação escolar da época. A disciplina era imposta á base do castigo ou da ameaça dele. A estrutura e o funcionamento escolar se espelhavam a um quartel e as relações escolares eram determinadas em termos de obediência e subordinação.
No entanto, a escola não pode abrir mão da sua responsabilidade quanto a disciplina que, realmente, é um problema bastante complexo, pois envolve a formação da consciência do sujeito, de seu caráter e da sua cidadania.
Entretanto, o método que vem sido utilizado