a liderança
A sociedade hoje espera ter uma escola que busca insistentemente qualidade, e para isso vem tentando desenvolver metodologias que auxiliem na gestão, trazendo para sua estrutura a participação mais activa da comunidade, estabelecendo uma parceria para tentar haver uma coordenação de acções, visando melhorar a própria estrutura da entidade.
Com base a esses fundamentos, existem três eixos que determinam a gestão democrática actual:
O sentido social da educação;
A concepção da aprendizagem e conhecimento;
As características concretas do dever humano.
Essa abertura está amparada na liderança, que é uma componente na qual visa democratizar o acesso ao ensino público, não se reduzindo apenas à sala de aula, mas a própria estrutura da escola como um todo. Isto visa criar uma noção mais aprofundada de que a educação é responsabilidade de todos, cabendo à comunidade, dentro de suas possibilidades e respeitando limites, contribuir para que se processe no ensino público a transformação que todos anseiam.
Para que o ensino realmente se faça e a aprendizagem se realize, é necessário agir com competência, onde a construção do diálogo, do companheirismo ético, seja construído pelos profissionais que nela actuam. O gestor educacional, caracteriza-se como um administrador democrático da comunidade escolar, orienta seus colaboradores nas