A leitura na educação infantil e a leitura
Aline Franz Honda 913126124
Resumo: Pretende-se neste estudo primeiramente analisar a nossa realidade, compreender o fato de porque as pessoas não possuem o hábito de ler, sendo assim observamos a necessidade de quebrar este paradigma, mostrando objetivos e a importância da leitura, por isso, queremos sedimentar a prática lúdica ao incentivo à leitura de maneira prazerosa, utilizando as Histórias em Quadrinhos. Pois, desde as fases iniciais, é possível ver nas crianças o encanto pelos quadrinhos. Além do mais, as crianças estarão aprendendo de uma forma mais divertida, influenciando diretamente no gosto pela leitura.
Palavras-chaves: Histórias em Quadrinhos. Leitura. Aprendizagem.
Introdução ste artigo possui a finalidade de estudar o universo dos quadrinhos, compreender sobre suas características, suas origens, sua história, partindo deste pressuposto utilizar as Histórias em Quadrinhos em sala de aula, como fonte de instrumento relevante para obter conhecimento. Mas, antes de fazer uso das HQs, o professor precisa tomar alguns cuidados, é necessário conhecimento sobre o assunto, para melhor explorar as possibilidades que os quadrinhos oferecem, ou seja, é preciso dominar o assunto.
Queremos, então, mostrar que as crianças podem ter nas Histórias em Quadrinhos, um aliado para desenvolver, além do hábito de leitura, a compreensão dos conteúdos escolares, pois são várias aprendizagens possibilitadas por esse recurso. O surgimento das Histórias em Quadrinhos no ambiente escolar iniciou de maneira lenta. Durante muito tempo, pais e professores acreditavam que as HQs eram nocivas, logo, este equívoco foi desfeito. As vantagens do uso de quadrinhos em sala de aula são óbvias, este.