A jornada do Herói, estágio um: mundo comum
Estagio um: mundo comum
- um guia para a jornada
Vamos todos nos imaginar como uma tribo de pessoas que vivem de caça e da coleta., de forma que vamos acompanhar cada estagio e tentar entrar em suas peles.
- antes do começo
Antes que a história comece, um contador de historias tem que enfrentar escolhas criativas.
Os momentos iniciai sao um poderosa oportunidade para dar o tom e criar uma impressão. Voce pode criar uma atmosfera, uma imagem ou uma metáfora que dará a platéia um quadro ou uma referencia para viver melhor a sua obra.
MAX REINHARDT achava que é possível criar uma atmosfera num teatro antes mesmo de o publico se sentar ou a cortina se abrir. Um título bem escolhido pode iluminar uma metáfora capaz de deixar a platéia curiosa e liada para a experiência que se aproxima.
Hoje em dia, muitos elementos podem contribuir para essas primeiras impressões, antes mesmo que se compre o livro ou o ingresso do filme: o título, a capa do livro, a publicidade e os anúncios, os cartazes e os trailers, e assim por diante. A história é reduzida a alguns símbolos e metáforas, que começam a conduzir o publico na direção do espirito da jornada.
- Título
Um bom título pode se tornar uma metáfora de vários níveis para a condição do herói ou de seu mundo. O título metafórico e esse conjunto de imagens permitem varias interpretações e ajudam a fazer a história um projeto coerente
- imagem de abertura
A imagem de abertura pode ser uma poderosa ferramenta para sugerir em qual direção caminhara a história. Pode ser uma metáfora visual, que, numa única imagem ou cena, evoque o Mundo Especial do segundo ato e os conflitos e dualidades que lá serão enfrentados. Poderá, tamemc sugerir o tema, alertando a platéia para as questões que os personagens enfrentarão.
- prólogo
Algumas vitorias começam com um prólogo, o qual precede o corpo principal da história, talvez antes mesmo da introdução dos principais personagens do seu mundo.
Um