sensor de gases
Aparelho capaz de detectar, reagir a estímulos físicos e enviar outro estímulo correspondente.
Dispositivo com capacidade para identificar transformações de um meio externo: sensor de movimento.
Gases
Gás é um dos estados da matéria, não tem forma e volume definidos, e consiste em uma coleção de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.) cujos movimentos são aproximadamente aleatórios. Substâncias similares ao ar em quanto a sua capacidade para difundir-se e distribuir-se livremente no recipiente que os contem ou numa zona. Alguns exemplos: oxígénio, dióxido de carbono, nitrogénio, hélio, etc…
Na natureza, muitos materiais orgânicos e inorgânicos podem agir como sensores de gás. Podemos citar como exemplo as mudanças de cores das folhas de uma árvore. Sensores naturais – como os citados anteriormente – comumente têm um tempo de resposta relativamente longo (semanas, meses e até anos). No entanto, para a saúde e a qualidade do ar nos ambientes em que habitamos é necessário um acompanhamento constante e rápido dos gases no ambiente. A demanda por sensores de gás cresce cada vez mais, acompanhando o aumento da atividade industrial que precisa monitorar a produção de gases tóxicos ou explosivos, garantindo assim a saúde do seu trabalhador e a de toda a população.
A detecção de moléculas de gases pode ser feita através das reações químicas de um determinado produto com o gás que se deseja monitorar. As mudanças observadas devido à reação podem ser percebidas na coloração, morfologia, pH do material, comportamento elétrico, transparência óptica, entre outros. Esses dispositivos sensores de gás podem ser classificados quanto ao fenômeno físico-químico envolvido no processo de detecção. Dentre os sensores mais relevantes estão os sensores eletroquímicos, catalíticos, infravermelho, foto-iônico e estado sólido.
Esse último monitora a presença de determinado gás por meio de medidas elétricas em dispositivos