Sensores De Press O
Há várias tecnologias que permitem a elaboração de sensores de pressão para aplicações na indústria, eletrônica de consumo, eletrônica médica, eletrônica embarcada, etc.
Uma tecnologia mais antiga é a que faz uso de uma câmara de vácuo, conforme mostra a figura abaixo:
O ar externo pressiona o diafragma que vai ter uma posição que depende do valor da pressão externa. A posição do diafragma é então sensoriada por um dispositivo sensor de posição que pode ser uma bobina ou uma placa, caso em que se usa um sensor capacitivo.
Uma deformação do material faz com que apareçam tensões elétricas nas faces do material. Essa tensão pode ser amplificada de modo a fornecer informações sobre a grandeza sensoriada.
Com essa estrutura podem ser obtidos sensores que sensoriam a pressão absoluta caso em que numa das faces temos uma câmara de vácuo que serve de referência, ou com ar a uma pressão de referência, ou ainda relativos, em que temos duas entradas de pressão, observe a figura abaixo:
Sensores diferenciais de pressão da Omron.
Nesse caso, o dispositivo sensorial a diferença de pressão entre as duas entradas, podendo assim indicar uma pressão relativa, por exemplo, de uma autoclave ou bomba de ar. Esse tipo de sensor também pode ser usado no sensoriamento do nível de líquidos em um reservatório.
Sensores modernos como esses também faz uso de tecnologia magneto-resistiva, onde um ímã cria um campo que atua sobre um padrão de linhas que apresenta certa resistência.
Uma deformação dessa estrutura faz com que a resistência elétrica apresentada se modifique fornecendo desse modo um sinal de saída a um circuito de monitoramento ou controle.
l) Sensores de Gases
Existem diversas tecnologias para o sensoriamento de gases num ambiente, algumas das quais empregadas em sensores de incêndio, sensores de fumaça ou ainda na detecção da presença de substâncias específicas em um ambiente.
Um tipo simples de sensor de fumaça que é usado em aplicações