Sensores De Temperatura Press O E Vaz O
1º Parte Estudo Dirigido
Prof. Prof. William Albertassi
Alunos: Mariana Vandelita de Souza Raymundo RA: 13015326
Carlos Augusto da Silva RA: 13012414
Ricardo Costa RA: 13014762
Curso: Técnico em automação industrial, turma A
São José dos Campos, fevereiro de 2015
Tipos de sensores de temperatura
Termopar - é um sensor utilizado para a medição da temperatura. Ele é constituído de dois metais distintos, unidos por suas extremidades. O aquecimento da junção dos dois metais resulta em uma tensão específica que é correlacionada com a temperatura. As ligas de termopar são disponíveis como fios em diferentes combinações de metais. Cada combinação apresenta intervalo diferente que o termopar possa vir a trabalhar. As combinações mais utilizadas são conhecidas como J, K, T e também as mais utilizadas para altas temperaturas são R, S e C.
Termistor - é um excelente sensor de temperatura para aplicações em que seja necessária uma alta precisão com as variações de temperatura, por esta característica é muito utilizado na medicina. O termitor é um termo resistor, ou seja, são componentes fabricados com materiais semicondutores, cuja sua resistência elétrica varia quando expostos a mudanças de temperatura. A resistência elétrica do termistor pode variar tanto positivamente quanto negativamente com o aumento de temperatura ao qual o sensor for exposto. Devido a esta característica pode-se fazer uma classificação do termistor em:
Termistor NTC (negative temperature Coefficient) e
Termistor PTC (positivetemperature Coefficient).
Termômetro infravermelho - também chamado de pirômetro óptico é usado normalmente para a medição de altas temperaturas, sem que haja contato com o corpo a ser medido, geralmente em superfícies superiores a 500°C.