Trabalho Bateria
Eletrônica Módulo 1
Fontes de energia
Professor Carlos Eduardo http://www.aliexpress.com/item-img/Free-Shipping-Sale-Adult-Spider-Man-Props-and-Costumes-Spiderman-Christmas-Costume-Spider-man-Cosplay-Suit/1440902271.html Baterias
Bateria automotiva
Caíque Borges Santos Lima
Juiz de Fora
04/03/2015
Sumário
1. Diferença de baterias e pilhas
2. Uso
3. Conceito de uma bateria
4. Componentes
5. Tipos de baterias ácido-chumbo
6. Funcionamento da bateria
7. Referência
Bateria automotiva ácido-chumbo 1. Diferença de bateria e pilhas:
As pilhas e as baterias são ambos dispositivos feitos para transformar energia química, que está contida nos materiais que as compõem, em energia elétrica. Por meio de reações espontâneas de oxiredução, em que há transferência de elétrons do material que sofre oxidação para o que sofre redução (ganha elétrons), obtém-se uma corrente elétrica que fica armazenada no dispositivo e que, posteriormente, é transmitida para o equipamento ou aparelho que se pretende ligar.
A principal diferença entre esses dispositivos reside no fato de que as pilhas, também chamadas de células eletroquímicas, possuem somente dois eletrodos (pólos negativo e positivo) e um eletrólito, enquanto as baterias são formadas por várias pilhas ligadas em paralelo ou em série.
2. Uso:
A bateria ácido-chumbo foi criada para o uso automotivo.
Por isso foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente por um curto período de tempo, necessário somente para dar partida no carro. Depois que o motor estiver ligado, o alternador oferece toda a energia que o carro necessita, por exemplo, ao sistema de ignição, ao motor de arranque, às luzes, ao painel e ao restante dos equipamentos elétricos do carro.
3. Conceito de uma bateria:
A bateria é um conjunto de acumuladores elétricos interligados em série: dispositivos com a capacidade de transformar energia química em elétrica e vice-versa. Sua função é armazenar, sob forma de