Trabalho area TI - Bateria "next-gen
Professor: Cassio
Cadeira: Introdução á Computação
Data: 04/08/2014
Artigo original:
Baterias "next-gen" vão triplicar autonomia dos dispositivos
Pesquisadores da Universidade de Stanford revelaram uma descoberta que animou o mercado de tecnologia da informação.
O ex-Secretário norte americano de Energia, e agora professor de Stanford, Steven Chu, informou que sua equipe está atualmente trabalhando em um projeto de promete duplicar ou até mesmo triplicar a vida das atuais baterias de ion-lítio. O segredo está no uso de uma proteção nanoscópica de carbono que evita a perda de energia das baterias.
Steven Chu, no entanto, adverte que será necessário ainda um bom tempo até que a descoberta chegue ao mercado consumidor.
As baterias atuais são compostas por três partes: um eletrólito para fornecer elétrons; um ânodo para descarregar esses elétrons; e um cátodo para recebê-los. O desafio para os pesquisadores está em conseguir o lítio no ânodo, criando assim uma célula mais eficiente e poderosa.
A proteção nanoscópica de carbono permite que uma alta porcentagem de lítio seja extraída do ânodo, comparada com a quantidade que é armazenada quando carregada.
Além de laptops, smartphones e tablets, outra área que passará por uma "revolução" será o dos automóveis elétricos. De acordo com o professor Chu, uma super bateria "next-gen" com tais novidades, ofereceria uma autonomia de 300 milhas para o seu proprietário.
Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/22512/baterias-next-gen-vao-triplicar-autonomia-dos-dispositivos.html publicado em 28/07/2014 e acessado em 04/08/2014
Autor: Subzero
Pontos principais tratados pelo autor: O autor enfatiza uma tecnologia de melhor capacidade de armazenamento de energia em uma bateria de íon-lítio.
Conclusão do autor: O autor conclui em que num futuro não muito distante poderemos usufruir de smartphones, tablets, notebooks e até mesmo carros com ou o dobro ou até mesmo o