Respostas
a) desestabiliza uma situação adequada nomeio sociocultural, principalmente a relação entre pais e filhos (interlocutores).
b) possui um ponto positivo e outro negativo: o fato de dormir, que resulta na impossibilidade de interpretar o discurso narrado.
c) separa o objetivo estabelecido pelo próprio pai: o filho entender o começo, o meio e o fim do discurso que foi narrado.
d) demonstra que o ouvinte nunca possui interesse em interpretar e inferir uma narração de determinado enunciado escrito.
e) estabelece o fator de uma linguagem que sempre atinge o ponto determinado: o ouvinte (filho, por exemplo) relaxa e dorme o mais rápido possível.
Justificativa
Letra A - Incorreta. Não há desequilíbrio na relação pai e filho, nesta tirinha
Letra C - Incorreta. O pai tem como objetivo fazer o filho relaxar e dormir e não que ele entenda o discurso narrado
Letra D – Incorreta. O ouvinte (Chico Bento) sempre quer saber o começo, o meio e o fim da história
Letra E - Incorreta. Quando o pai conta uma história para dormir atinge o objetivo que é fazer o filho relaxar e dormir rapidamente.
Por favor façam o comentário
A alternativa correta é a “b” pois apesar do pai alcançar o objetivo (fazer o filho dormir rápido) a criança, no caso chico bento não conseguia ouvir toda a história, ficando impossibilitado de interpretar toda a história narrada pelo pai.
2. (Adaptada – Cespe – UnB. Pesquisador – Tecnologista – Inmetro – 24/01/2010). Leia o texto que segue e responda ao que se pede.
Pesquisa do IBGE mostra que o número de ex-fumantes já é maior do que o de fumantes no país. Dos adultos, 24,6 milhões fumam e 26 milhões pararam de fumar, a maioria há mais de dez anos. Dos fumantes, 52% dizem querer parar.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28/11/2009, capa (com adaptações).
Tendo em vista o tema abordado no texto acima e