Tuem
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO LUIZ BOARETTO NETO – CEEP
TRABALHO TUEM
Joceneis Balotin
Cascavel,2012
ANÉMOMETRO
Um anemómetro consiste num instrumento para medir a velocidade do vento ou de outros fluidos em movimento.Geralmente possui um cata-vento para indicar a direção do vento. Este é constituído por uma bandeira bem equilibrada que gira em torno de uma haste vertical.A bandeira tende a orientar-se ao longo das linhas de corrente do movimento do ar e os seus movimentos são transmitidos por meios mecânicos ou elétricos a mostradores ou a registadores, que indicam a direção do vento.Quando dispõem de um dispositivo de registo, designa-se por anemógrafo.Consoante o fundamento em que se baseia o funcionamento dos anemómetros, estes podem ser classificados em diversas categorias: anemómetros de rotação, anemómetros de veleta, anemómetros de tubo de pressão e anemómetros baseados no poder refrescante do ar em movimento.Quando não se necessita de grande rigor, utiliza-se o anemómetro de veleta, o de mangas de ar ou bandeira (em torres). Para determinar a velocidade média do vento usa-se o anemómetro de conchas e para a determinação da velocidade instantânea, o anemómetro de tubo de repouso.
ver tudo
Anemômetro de RobinsonO modelo mais preciso é o tipo rotor horizontal de conchas (Anemômetro de Robinson). Um rotor com 3 conchas hemisféricas aciona um mecanismo onde é instalado um sensor eletrônico. A vantagem deste sistema é que ele independe da direção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento.
Anemômetro sônicoO anemômetro sônico , através de ondas sonoras, realiza medidas a alta frequência (várias medições por segundo) das três componentes da velocidade do vento (duas horizontais e uma vertical).
EXPLOSÍMETROO químico inglês Sir. Humphry Davy (1778-1829) desenvolveu em 1815 o primeiro explosímetro para utilização em minas subterrâneas para detecção de